Abertura de Empresa.jpg

 

Sua Empresa

 

Antes de iniciar o processo para abertura de empresa, eu gostaria de conversar com você alguns assuntos que acredito serem relevantes para o seu negócio.

 

Todavia, acredito que se já está definido em fazer o processo de abertura por ter um planejamento inicial ou simplesmente precisa abrir empresa para emitir nota como pessoa jurídica, abaixo você já tem os links para solicitar um orçamento para esse processo. Também pode solicitar um orçamento para assessoria mensal que incluir os serviços de contabilidade, assessoria fiscal, assessoria trabalhista e legal.

 

Se você acredita que ainda precisa de algumas informações relevantes sobre como administrar sua empresa, gerir pessoas e ter sucesso empresarial, continue lendo esse texto até o fim que vai te ajudar.

 

O Mais Importante no Processo

Antes de abrir uma empresa, será necessário entender alguns aspectos importantes, para após o processo de abertura da empresa, você conseguir gerir sua empresa de forma organizada e ter bastante sucesso. Quando você procura um Contador, normalmente o foco é apenas apoio para ao processo nos órgãos públicos como junta comercial, Receita Federal, Prefeitura e demais órgãos necessários dependendo da atividade.  Mas o nosso propósito na LASS, vai um pouco além.. Nós sabemos que o empreendedor precisa de muito mais informações e conteúdos para ter sucesso.

 

Por que as Empresas Quebram?

Você pode até perguntar: Altair, por que estamos falando de fechamento de empresa  se  o tema desse artigo é o processo de abrir empresa? Infelizmente no Brasil ainda mais de 50% das empresas quebram em 4 anos, e parte desses fechamentos, são motivados pela falta de planejamento inicial. É por isso, que falamos no tema ainda no processo de abertura da sua empresa.

 

1 – Falta de Planejamento Inicial

Nós sabemos que muitos acabam abrindo empresa por impulso ou por necessidade sem o devido planejamento inicial. Essa falta de planejamento é um dos pilares da mortalidade das empresas no Brasil. Atuar em um segmento que você não conhece bem os assuntos relevantes do seu publico alvo, é como entrar em uma selva sem um guia e sem uma arma para se defender, o risco de se perder no caminho ou morrer por ataque de um animal selvagem é muito grande. Agora se buscar ajuda de quem conhece aquele local e se preparar para eventuais ataques, mesmo correndo riscos, a chance de sair algo errado é bem menor. Essa analogia ficar clara e exemplifica porque as empresas precisam sim de um planejamento inicial. Quando falo de planejamento inicial para abrir a empresa, não falo de um complexo plano de negócios, mas falo de planejar no mínimo questões vitais como o capital de giro de necessário, estratégias de captação de clientes e relacionamento com seus futuros clientes.

 

2 – Falta de Gestão Empresarial Eficiente

Um das coisas que ao abrir a empresa o empreender precisa pensar é como ele vai gerir o seu negócio. Pensar que em uma empresa já estruturada, nós temos vários setores que convergem para o resultado final da empresa. Setores como Contabilidade, Finanças, RH, Expedição, Compras, Vendas, Pós Venda, Marketing e por aí vai.. Agora vamos voltar e pensar em você. Será que você está preparado (a) para exercer todas essas funções?  Quando pensamos em prestadores de serviços, isso  é mais preocupante, pois normalmente temos mais pessoas focadas na execução  técnica do que em gestão. Isso acontece muito com Contadores, Médicos, Advogados, Psicólogos, entre outras profissões que a base é o conhecimento técnico. E por isso, algumas pessoas não conseguem gerir sua empresa e acabam quebrando. 

 

Você precisa se preparar para empreender. Buscar conhecimento e entender seus principais desafios antes de abrir sua empresa. Muitos acabam ignorando essa etapa e pagam um preço muito alto.  Eu tenho falado que o Contador é a porta de entrada do empreendedorismo nacional e deve e pode te ajudar a minimizar esse impacto. No Canal Altair Alves, você terá centenas de vídeos voltados para esse tema e deve investir um tempo antes de iniciar seu negócio próprio. E sempre buscar inovação e saber que o sucesso não ocorre por acaso.

 

3 – Mentalidade do Empreendedor

De acordo a Pesquisa de Mortalidade de empresas do SEBRAE-RJ, a falta de planejamento inicial antes de abrir empresa e a falta de gestão qualificada, junta-se a mentalidade do empreendedor para formar o tripé das principais causas de insucesso dos novos empreendedores.

 

Mudar a mentalidade se torna um dos principais desafios do empreendedor, pois requer esforço pessoal para vencer as principais crenças limitantes que absorvemos em toda nossa vida.